Advertisement

Image Map

[Resenha] Carta de Amor aos Mortos.

[Resenha] Carta de Amor aos Mortos:

Livro: Carta de Amor aos Mortos
Autora: Ava Dellaira
Ano de Lançamento: 2014
Número de Páginas: 344
Editora: Seguinte
Classificação: 
Alerta de lencinho ! (O choro é livre).










Sinopse: 

 Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.



Sobre o Livro: 

 Nossa protagonista é a Laurel uma adolescente que está fechada em seu mundo e seus pensamentos, passando por grandes mudanças e tendo que lhe dar com estas sozinha. Após ver seu mundo despedaçado com a separação de seus pais e tudo desmoronar de vez  com a morte de sua amada irmã May, Laurel se culpa cada vez mais e chega a mudar de escola para não ter que lhe dar com a pena e evitar o assunto que tanto a machuca. Então como citado na sinopse o livro começa quando sua nova professora de inglês pedi aos alunos que eles escrevam uma carta para alguém que já morreu, então mesmo que não as entre Laurel passa a se expressar escrevendo cartas em seu caderno para famosos que de certa forma tem uma ligação com sua vida, mesmo que seja por estarem em algum de seus filmes preferidos, ou por sua música tocar em momentos importantes em sua vida. As cartas acabam virando rotina, nos mostrando o quanto a família se fechou, os dramas que cercam não só Laurel mas os outros personagens também e o quanto ela está quebrada e com dúvidas de se descobrir ou ser um reflexo de sua irmã (digamos que em uma crise de personalidade).

A história toda é contada por Laurel, o livro inteiro não tem capítulos sendo assim narrado por cartas o que acabou deixando o livro bastante diferente e único. é interessante perceber que conforme você vai lendo as respostas vão vindo e tudo vai se ligando como em um quebra-cabeças e este fato nos cativa e nos envolve mais a história.

Achei o livro extremamente forte, abordando vários assuntos que são bastante pesados e outros tabus em um  único livro e mesmo assim a autora consegui ter uma sensibilidade e delicadeza que deixou o livro com uma beleza leve e muito tocante ( preparem os lencinhos, #ficaadica). Eu amei o fato que ao mesmo tempo que Laurel é uma personagem frágil ela também nos mostra um lado forte e  o fato de vermos o personagem se descobrir, crescer e mostrar que ninguém é perfeito foi sensacional. 

A Ava Dellaira fez com que a personagem se expressase lindamente (é muito tocante) e achei de uma grande maestria o fato de os outros personagens também enriquecerem a história e mostrar que são mais do que aparentam ser. Não é uma história de amor comum nos mostrando também o amor pela família e amigos. A capa é linda, amei o efeito galaxia, o formato da letra que lembra o tumblr e o fato dela ser uma capa macia ( você fica na duvida se passa a mão mais um pouquinho ou se já está bom kkkk). 


Frases do Livro: 

" O universo é maior do que qualquer coisa que cabe na sua cabeça " .
 “Quando você perde alguma coisa próxima, é como perder a si mesmo.
 “Quando olho para Sky lembro que o ar não é apenas algo que existe, mas que se respira.
Você pode achar que quer ser salva por outra pessoa, ou que quer muito salvar alguém. Mas ninguém pode salvar ninguém, não de verdade. Não de si mesmo.


Um comentário

  1. Muito interessante, excelente resenha, me deu uma vontade enorme de ler agora. Parabéns flor

    ResponderExcluir

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger