slide 2

17 de setembro de 2019

[Resenha] Treze.


TREZE




Livro: 
Treze.
Autora: FML Pepper. 
Ano de Lançamento: 2017.
Número de Páginas: 406.
Gênero: Romance | Ficção .
Editora: Galera.
Classificação: 


Sinopse:
O azar pode ser a sua ruína. A sorte também. Da mesma autora da trilogia Não pare! Rebeca, uma garota sem escrúpulos ou fé, criada para ser uma ladra. Códigos decifrados. Uma conta milionária invadida. Diamantes. Desaparecer do mapa. O esquema para o maior golpe de sua vida é irretocável, perfeito... até encontrar Madame Nadeje, a enigmática cartomante do decadente parque de diversões. Ouvir seus segredos mais íntimos seguidos de profecias perturbadoras, entretanto, não impedem Rebeca de ir adiante e... pagar o preço! Seu mundo matemático e lógico desmorona ao enfrentar as previsões da vidente, e sua vida se transforma em um pesadelo. Caçada por criminosos, a jovem acredita que a saída está no treze, o número agourento lançado em forma de charada que, contra qualquer lógica, é justamente o caminho a seguir e, quem sabe, sua salvação. Karl, um orgulhoso e passional lutador de MMA, passa por uma grande decepção. Incapaz de aceitar derrotas, ele comete um erro estúpido e, de herói, se torna vítima em segundos. Um acidente deixa em seu cérebro um coágulo inoperável que pode se romper num piscar de olhos, a vida por um fio. Determinado a esconder a terrível condição de todos, ele resolve levar uma vida tranquila e passar longe de brigas. Um plano perfeito... até conhecer Rebeca! Por ela, Karl seria capaz de jogar toda precaução pelo ralo, seria capaz de tudo, inclusive aceitar que a derrota pode ser a sua salvação.

Sobre o Livro:

Rebeca é uma ladra, cética, sem fé, hacker e dona de uma divida, porém nossa protagonista não se resumi somente a esses pontos. A personagem vai nos conquistar com toda sua determinação que se mescla com sua inteligência. Ela e sua mãe planejam um golpe, o qual seria mais um em sua lista, mas para sua surpresa uma jogada do destino mesclada de sorte e azar acaba levando seu caminho a uma cartomante, a qual nossa protagonista rotula como charlatã, mas as previsões e insistência de Madame Vadeje em um segundo encontro irá plantar a dúvida. Mesmo seguindo cética, os eventos começarão a acontecer conforme as previsões e nossa protagonista se verá forçada a acreditar e terá que repensar em suas certezas.

Do outro lado desta bola de cristal conhecemos Karl, um jogador de MMA, arrogante e machista que também leva uma rasteira do destino com a traição de sua namorada, assim como sua carreira saindo dos trilhos. A vida levará um de encontro ao outro em uma série de eventos em que notaremos a evolução, construção, romance e redenção para os dois personagens.

Se o amor fosse bom, não prenderia, mas sim libertaria. Quem ama deveria dar ser pedir nada em troca. E todo mundo quer algo em troca.

A narrativa da autora é bem descritiva, na medida certa, já que nos aprofundamos nos personagens e seus pontos de vista, assim como não nos restará dúvida alguma do que está acontecendo em volta da trama e onde o enredo irá nos levar. Gostei bastante das construções dos personagens, suas camadas e em sentir uma instabilidade na protagonista quando se coloca em dúvidas todas suas certezas, fazendo a personagem mudar.

A autora soube construir uma ponte que vai de Ficção a romance, com previsões, numerologia e até mesmo auto descobertas.Fml Pepper me surpreendeu mais uma vez com seu enredo, com o desenrolar sempre crescente da história e soube desenvolver bem os pontos altos. Sempre se mantendo fiel a sua proposta inicial somos levados a um final satisfatório e sem pontas soltas, o qual mesmo sendo tão completo nos deixa com um gostinho de quero ler mais.

A capa está instigante, assim como a paleta de cores usada, que não somente fluiu bem como combinou com a história. A diagramação está bem trabalhada e percebemos a qualidade da obra. Confesso que fiquei dividida se seria tão bom quanto a trilogia não pare e fico contente em dizer que a autora mostrou que sabe se renovar e agradar seu público.
Deixo aqui minha indicação e uma revelação a todos os curiosos com a obra: "Prevejo uma leitura maravilhosa no seu destino"! haha.


Outros Titulos da Autora:


Você encontra a trilogia super em conta no site :     

Você encontra a autora F.M.L Pepper clicando nas redes sociais :    




 SOBRE A AUTORA:


"Você já dormiu demais. Está na hora de começar a sonhar."
Ser apaixonada por leitura não ia de encontro à minha origem. Vinda de uma família humilde, eu não tive acesso a livros de ficção no decorrer de minha infância. Eles eram caros e meus pais esforçavam-se por comprar os estritamente necessários (e chatos!), tais como: matemática, física, química, etc.
Tive que deixar minha paixão pela leitura de lado e começar a trabalhar desde cedo. O tempo se esvaía, como água entre os dedos, e não me sobravam minutos para os sonhos. Nunca. Minha vida foi tomando outros rumos e acabei me formando em Odontologia (que, por sinal, aprendi a amar também).
Porém, a mesma vida que me fez mudar de direção, deu uma guinada em sua trajetória e me colocou face a face com meu antigo e fulminante amor: Os Livros de Ficção, mais especificamente, os livros infanto-juvenis. Wokaholic assumida, vi meu mundo ficar de cabeça para baixo quando meu médico me disse que estava grávida, mas que era uma gravidez de risco e que teria que ficar de repouso durante os nove meses, caso realmente quisesse segurar o bebê em meus braços.
De início, achei o máximo ficar algumas semanas sem fazer nada, só comendo besteiras e vendo todos os programas da televisão ( que nuca tive a oportunidade de assistir!). Mas, os dias foram passando e, com eles, a minha paciência. Após um mês deitada, comecei a ficar nervosa e estava a um passo da depressão quando meu marido (e nas horas vagas, meu super herói) entrou em ação. Vou me recordar até os últimos dias de minha vida quando ele chegou em casa carregando um presente envolto num lindo embrulho e disse com um sorriso travesso nos lábios:
"Você já dormiu demais. Está na hora de começar a sonhar."
Abri o pacote e lá estava o meu grande amor piscando para mim: um livro de ficção e não de odontologia. E era infanto –juvenil!
Bom, dali em diante, devorei quantidades absurdas deles. Não sei se vale a pena dizer, mas eu li quase 100 livros em menos de um ano. Loucura, não? Mas é a pura verdade.
O resto são detalhes.
E aqui estou eu...