Educação infantil :
As escolas de Educação Infantil são um espaço importante para o desenvolvimento da criança e fornece uma base na formação, porém não é somente a escola que possui a missão de educar. Dito isso trago textos, dicas e orientações de materiais didáticos com a finalidade de ajudar e apontar um norte aos pais nessa quarentena, explicando onde a educação da escola termina e as dos pais se inicia, assim como seu trabalho conjunto.
- A escola é um agente ativo no processo de Educação, com suas atividades, observações e construindo um bom desenvolvimento.
- Tem como missão cumprir a proposta pedagógica de forma coerente.
- Sempre manter os pais informados com o desenvolvimento da criança, por meios de reuniões e etc.
- Promover situações que demandem a visita da família a escola e interações, como: festas, feiras, exposições e etc. Com a finalidade de integrar a comunidade escolar.
Família:
- Conversar com as crianças sobre o que estão vivenciando e aprendendo na escola .
- Acompanhar o aprendizado, sempre auxiliando na execução de tarefas.
- Cumprir regrar, para manter um bom trabalho em conjunto com a escola.
- Incentivar as crianças para que elas consigam resolver melhor situações e até mesmo interagir melhor com as outras crianças.
- Ler para os filhos, passar um tempo de qualidade juntos e realizar brincadeiras incentivando a criatividade. Buscar comparecer as reuniões escolares e atividades conjuntas.

A brincadeira e comunicação da criança é um elemento importante até mesmo no desenvolvimento da linguagem, como também em: processos lúdicos, imaginação e ação. O brincar é universal e uma ótima ferramenta para o aprendizado, além de ser eficaz para o desenvolvimento de percepção (até de si mesmos), coordenação motora, relacionamento em grupo, lateralidade e comunicação.
O que as crianças podem aprender com as brincadeiras:
Brincadeiras coletivas: estimulam desenvolvimento de ritmo, comunicação, coordenação motora e agilidade. Exemplos: pega-pega, esconde-esconde, pular corda e etc.
Jogos de duplas: instigam diálogos, esperar sua vez, seguir regras, compartilhar e negociar. Exemplo: jogo da memoria.
Brincadeiras de criação como: Recortes, pinturas, massinhas e colagens. Despertam a observação, coordenação motora,criatividade e habilidade sensorial.
Brincadeiras sobre realidades ou super heróis: Ajudam a exercitar situações do dia a dia, assim como resolução de problemas.
Dica: É muito importante os pais ensinarem que perder não é ruim e que as crianças sempre podem melhorar com o error, aprender e o mais importante se divertir. Uma criança que briga ou se chateia por não ganhar sempre não tirará aprendizado algum ou irá se divertir, então estimular elas a tirarem o melhor de cada experiencia é um papel que não pode faltar.
Jogos em Casa: Quebra-cabeças, jogo da memória, brincar de colorir, jogos de montar, desenhar ou até mesmo um bom jogo educativo online pode unir a família e favorecer um convívio saudável.
Leitura em Casa:
Mostre que ler pode ser divertido com gêneros que despertam o interesse das crianças. Livros interativos, com uma paleta de cores atrativas e boa história vão valer a pena.
Antes de ler, procure conhecer a história; isso ajudará a criar uma interpretação que vai despertar o interesse da criança.
Realizar atividades que despertem a vontade de ler da criança também é uma boa pedida, como: instruções de um jogo, ou diálogos dos personagens em um game online.
As crianças tendem a imitar os adultos, por isso é importante estar sempre presente e incentivando seus filhos para criar bons hábitos.
Espero ter ressaltado bem as dicas que achei interessante, assim como ter deixado uma boa reflexão. Aproveitam as sugestões e deem o seu ritmo a elas. Todos podemos crescer, aprender e se divertir durante o processo.
Dica faça você mesmo: Quebra- Cabeças por apenas: R$ 2,00 reais.
Nessa quarentena o mais aconselhável é ficar em casa, assim se cuidamos e cuidamos de quem amamos. Porém a rotina não para e jogos em shoppings estão com um precinho salgado, além das crianças terem preferencias de personagens e nem sempre eles estarem disponíveis em lojas. Então achei muito legal escolher imagens de quebra-cabeças e de jogos da memória online da minha preferencia , imprimir em um papel adesivo e recortar depois. O resultado ficou ótimo, foi fácil e super rápido; além de ser uma boa dica até mesmo na hora de fazer lembrancinhas de aniversários. Vale lembrar que jogos da memoria e quebra-cabeças são maravilhosos para qualquer idade e ajuda bastante na capacidade cognitiva de crianças a idosos.
Vale Ressaltar: que o material construindo, da Elinéia Almeida com a Editora Quinteto, foi de onde tirei partes deste texto e ele é encontrado nos kits de Educação Infantil com a categoria: Livro da Família e traz essas e outras informações, além de ensinamentos valiosos. Se o seu filho tem este material fica a dica de ler o conteúdo dos livretos que ele traz. Caso queira comprar só com a finalidade de acrescentar na orientar, também acho válido.