slide 2

4 de dezembro de 2018

[Entrevista] Com a autora: Cida Costa.





 SOBRE A AUTORA:



Cida Costa (@autora_cidacosta), nasceu na cidade de São Paulo-SP, é casada e mãe de dois meninos. Esta autora sempre amou escrever, tendo na adolescência escrevido várias poesias e também duas peças de teatro na escola. Depois de adulta Cida Costa foi se apaixonando pelos romances, até que resolveu escrever um e então não conseguio mais parar. Cida costuma dizer que escrever é uma arte e que tudo escrito por ela é feito com muita dedicação e amor.aração" e agora na Antologia "Amores Natalinos".


Você encontra a autora Cida Costa clicando nas redes sociais :    
 Instagram | Site | Facebook | Wattpad |  Twitter | Skoob






1 – Como começou seu envolvimento com a escrita? Algum autor (a) lhe inspirou durante o processo?
R: Sempre escrevi poesias e fui inspirada pela minha professora de português da 5ª série. E quanto aos romances, quem me inspirou foi meu autor favorito, Nicholas Sparks.



2 – Tem algum processo durante a escrita?
R: Não exatamente, o fato é que não consigo digitar no computador, escrevo tudo a mão e só depois digitalizo.  O mais difícil é conseguir colocar em palavras a mensagem que quero passar, por trás de cada romance sempre deixo algo para que os leitores possam refletir. 


3 – Como surgiu a ideia de escrever a trilogia “Amor de Herói”? Você pretende escrever mais trilogias?
R: Queria escrever algo diferente, a ideia surgiu de fazer os protagonistas se reencontrarem em outro país, foi aí que pensei, por que não uma trilogia em contos? Não tinha pensado nisso, mas quem sabe no futuro não escrevo uma nova trilogia.


4 – Como surgiu a ideia de escrever o livro “O Amor Não Tem Cor”?
R: Sempre tive vontade de falar sobre o preconceito, apesar de ser um tema polêmico. Eu quis passar a mensagem de que o amor e a amizade devem sempre prevalecer, e que não importa a cor da pele, ou a diferença social, quando se tem amor, caráter e dignidade é possível superar qualquer dificuldade.


5 – Qual a maior dificuldade que encontrou com os livros?
R: Há dois anos quando publiquei meu primeiro livro “Amor Destino e Pôr do Sol” na Amazon, eu não sabia das dificuldades que iria enfrentar, tinha o sonho de ter o livro impresso, essa é a parte mais complicada, pois se não tiver dinheiro para investir, dificilmente alguma editora publicará alguém que não seja conhecida. Não desisti e esse ano consegui publicar meu primeiro livro impresso e ainda lança-lo na Bienal de SP. E sim, não desisto e em 2019 pretendo publicar um romance impresso, seja por uma editora ou de maneira independente.


6 – Sobre seus personagens, algum foi inspirado em alguém que você conheça?
R: Não, mas é claro que algumas características deles, vem de alguém que eu conheço, ou de algo que já ouvi.


7 – Você acredita que a pouca representatividade de protagonistas negras na literatura ainda envolve a questão do preconceito?
R: Sim, muito se fala de igualdade, principalmente nas mídias e redes sociais, mas na prática é outra história. Sou casada com um negro e sei o que estou falando, sinto na pele o olhar preconceituoso das pessoas quando nos veem juntos. Na literatura, cinema e tevê, algumas coisas melhoraram, mas muito ainda há para se fazer.


8 – Com qual dos seus personagens você mais se identifica?
R: Não sei dizer, cada um deles me inspira de um jeito. “Luiza era sensível e a vida lhe fez ficar forte”. “Pedro me ensinou a nunca desistir dos sonhos”. “John mostrou o quão longe se pode ir para encontrar e proteger quem se ama”, “Carol e Ricardo nos dá uma lição de como o amor e a amizade superam as diferenças e preconceitos”. Amo todos eles! Rsrs


9 – Para você qual a importância das mensagens passadas no livro “O Amor Não Tem Cor”?
R: Eu quis passar realmente isso “O Amor Não Tem Cor”. A amizade e o amor devem sempre vencer o preconceito, que a dignidade e o caráter da pessoa não está na cor da sua pele ou na sua condição social. Somos todos iguais, temos os mesmos direitos e deveres.

Algumas pessoas escrevem 300, 400 ou mais páginas, eu nunca me preocupei com o tamanho do livro, sempre escrevo até concluir a história. O importante é a mensagem que quero passar e a história ser contada com coerência.


10 – Quais seus planos no momento?
R: Para finalizar 2018 publicarei na Amazon o conto “25 Anos Depois”. Em 2019 tenho no mínimo 4 projetos (por enquanto rsrs), entre eles está o livro “Ao Nascer do Sol” história de Renato e Camila, personagens secundários do meu primeiro livro “Amor, Destino e pôr do sol”.


Dica Da autora :
(para quem busca ser uma futura escritora)
 Faça com amor e dedicação e escreva do seu jeito, sempre procure se aperfeiçoar. Não pense que será fácil, mas o retorno em forma de carinho dos leitores, e em saber que suas histórias ou palavras estão chegando ao coração de alguém, valerá cada dificuldade encontrada.


 Outros títulos da autora:




Você encontra os livros super em conta no site :     
OBS: Venha conhecer o trabalho da autora, conferindo as resenhas já feitas pelo blog:
Amor de Herói - Brasil [clicando aqui]
 Amor e Herói - Paris [clicando aqui]
Amor de Herói - Amsterdam : [clicando aqui]
Um novo Recomeço : [clicando aqui]
Diversos : [clicando aqui]
Poesia, Amor e Amizade: [clicando aqui]
O Amor não tem Cor: [clicando aqui]


Super indico a autora para todos que amam o gênero, a escrita de Cida Costa nos expõe lindas mensagens em romances rápidos e cativantes.


22 comentários:

  1. Que entrevista incrível! É sempre bom conhecer um pouco mais a rotina de um autor (no caso, autora) nacional! me interessei pelas obras dela, vou procurar saber mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,

      Fico muito feliz que tenha gostado, os livros da Cida Costa são romances bem rapidinhos e um mais lindo que o outro.

      Excluir
    2. Obrigada!
      Me siga nas redes sociais.
      Beijos

      Excluir
  2. Muito bacana a entrevista,me identifquei com ela pelo fato de quando eu escrevo não consigo digitar logo de cara,tenho que escrever papel e caneta,sucesso para vocês!

    ResponderExcluir
  3. Uau! Eu ainda não conhecia essa autora e amei saber um pouco mais sobre ela, essa entrevista foi simplesmente sensacional <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,

      Fico feliz que tenha gostado! A autora Cida Costa escreve romances leves e lindos, assim como também escreve poemas.

      Excluir
  4. Não conhecia a autora e adorei a oportunidade de poder saber mais sobre o processo criativo de uma escritora nacional. Obrigada por compartilhar essa ótima entrevista :)

    ResponderExcluir
  5. Adorei a entrevista, não conhecia a autora mas vou procurar pelos livros e achar um exemplar que me agrade para iniciar a leitura.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a autora. Gostei de saber que temos algo em comum: eu também prefiro escrever tudo a mão e só depois eu digitalizo. Pensei que fosse a única a fazer isso! Hahahahahaha
    Muito sucesso para ambas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah não sou a única a escrever a mão!
      Obrigada! Sucesso para você também!
      Beijos

      Excluir
  7. Obrigada por compartilhar conosco essa entrevista. Não conhecia a autora mas agora quero conhecer um pouco mais.

    ResponderExcluir
  8. Jaque, eu amei responder essa entrevista, é muito bom poder falar mais com meus leitores e as entrevistas são um ótimo meio para que eles me conheçam um pouco mais. Obrigada pela oportunidade e pelo carinho de sempre! Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Ai que amor! Não conhecia a autora e apesar de não curtir muito romances, a história dela me deixou curiosa. Talvez eu dê uma chance! <3
    Sucesso

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Adorei a entrevista! Sempre acho interessante conhecer um pouco sobre o que tem por trás das palavras de um autor.
    Achei bastante curioso ela não conseguir digitar as histórias direto. Rs Quando mais nova eu escrevia em cadernos e depois os cadernos se perderam. Parece que escrevendo a mão a história ganha vida mais fácil. Mais fluída.
    Adorei o post e espero que traga mais entrevistas legais como essa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. olá!
    Não conhecia a Cida Costa, amei a entrevista e a oportunidade de conhecê-la!
    Parabéns pelo post!
    Abraços,

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Confesso que não conhecia a autora Cida Costa e curti a entrevista, é uma forma de conhecermos mais autores nacionais e a forma como trabalham para escrever seus livros. Uma coisa que me chamou atenção é a quantidade de livros que ela já escreveu/publicou!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. adoro conheer novos escritores, essa entrevista ficou show
    parabéns para a autora, obrigada por nos apresentar

    ResponderExcluir