slide 2

8 de fevereiro de 2019

[Filme]: O Ódio que Você Semeia.


O ÓDIO QUE VOCÊ SEMEIA :



Ano: 2018.
Duração: 133 min.
Gênero: Drama | Crime. 
Diretor: George Tillman, Jr..
Atores: Amandla Stenberg, Lamar Johnson, Regina Hall, Russell Hornsby, Anthony Mackie, Common, Issa Rae, Algee Smith, Dominique Fishback, Karan Kendrick.

Nota: 


Sinopse: 
Starr Carter (Amandla Stenberg) é uma adolescente negra de dezesseis anos que presencia o assassinato de Khalil, seu melhor amigo, por um policial branco. Ela é forçada a testemunhar no tribunal por ser a única pessoa presente na cena do crime. Mesmo sofrendo uma série de chantagens, ela está disposta a dizer a verdade pela honra de seu amigo, custe o que custa.


Sobre: 
Starr Carter é uma adolescente que tem seu dia dividido em dois: a garota que interpreta enquant está na escola e a garota que pode ser ela mesma no seu bairro sem se preocupar com descriminação ou preconceito. Porém as coisas mudam quando Starr presencia a morte do seu melhor amigo por um policial branco, que descriminou ambos pela cor da sua pela e acabou atirando em um mal entendido. 

A partir desse evento Starr tem sua vida chacoalhada e conhece ambos os lados e passa a conviver com uma nova realidade, onde preconceito, descriminação e o ódio semeado estão nítidos .

O filme me surpreendeu com cenas fluidas, atuais, personagens fortes e cativantes, além de vários trechos que nos levam a reflexão, como um tapa na cara da sociedade e uma mensagem extraordinária sobre a mensagem que passamos para as outras pessoas, como educamos e o que as crianças vão crescer aprendendo no ambiente que vive. A protagonista é uma boa atriz, nos convence e nos cativa durante o filme, assim como alguns personagens coadjuvantes também tem seu brilho. Todo o crescimento e o como as camadas onde a personagem tem suas mudanças, nos entrega uma linda história a qual é deve ser assistida e refletir mais sobre o assunto abordado.  









Sinopse:
 
1º lugar na lista do New York Times. Uma história juvenil repleta de choques de realidade. Um livro contra o racismo em tempos tão cruéis e extremos. Starr aprendeu com os pais, ainda muito nova, como uma pessoa negra deve se comportar na frente de um policial. Não faça movimentos bruscos. Deixe sempre as mãos à mostra. Só fale quando te perguntarem algo. Seja obediente. Quando ela e seu amigo, Khalil, são parados por uma viatura, tudo o que Starr espera é que Khalil também conheça essas regras. Um movimento errado, uma suposição e os tiros disparam. De repente o amigo de infância da garota está no chão, coberto de sangue. Morto. Em luto, indignada com a injustiça tão explícita que presenciou e vivendo em duas realidades tão distintas (durante o dia, estuda numa escola cara, com colegas brancos e muito ricos - no fim da aula, volta para seu bairro, periférico e negro, um gueto dominado pelas gangues e oprimido pela polícia), Starr precisa descobrir a sua voz. Precisa decidir o que fazer com o triste poder que recebeu ao ser a única testemunha de um crime que pode ter um desfecho tão injusto como seu início. Acima de tudo Starr precisa fazer a coisa certa. Angie Thomas, numa narrativa muito dinâmica, divertida, mas ainda assim, direta e firme, fala de racismo de uma forma nova para jovens leitores. Este é um livro que não se pode ignorar.

 Editora: Galera  |   Páginas: 378.

11 comentários:

  1. Esse é um filme surpreendente, que trata de tamas de preconceito, descriminação que mexe com a nossa sociedade, a personagem Starr Carter é uma personagem forte mesmo sofrendo chantagens ela não desiste de falar a verdade. Esse é um filme muito marcante, onde tem uma pessoa que não tem medo de falar a verdade, muito bom o filme bjs.

    ResponderExcluir
  2. Filme excelente que aborda um tema que infelizmente ainda se faz presente na sociedade, o preconceito racial. Com certeza gera uma importante reflexão para todos que o assistirem.

    ResponderExcluir
  3. Esse filme está na minha lista dos que quer assistir, parece que é bom mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Eu sabia da existência do livro, mas não imaginava que já havia saido tb um filme inspirado nele. Que bacana! Ainda nao t8ve contato nem com um, nem com o outro mas por acompanhar blogs literários, já conheci a história. Vou tentar assistir o filme com certeza. Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  5. Uma ótima opção que levanta questões tão stuais e que precisam ser debatidas, a história que embala o filme parece ótima! Darei uma chance!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Entristece muito saber que a realidade da nossa sociedade é muito parecida, ou quiçá pior do que a do filme. Esse filme é um tapa na cara da sociedade.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro nem o filme. Fiquei bastante interessado no enredo. O tema é bastante forte e uma reflexão sobre a trama é sempre bem vinda. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  8. Eu já li a resenha do livro, mas não cheguei a lê-lo. Vou procurar o filme para assisti-lo. O tema é muito bom!

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem? Esse é um dos meus livros preferidos e mesmo o filme sendo maravilhoso eu sempre vou ter a sensação de que faltou algo sabe, quem lê a obra antes fica comparando sempre né ahaha

    ResponderExcluir
  10. Oi Jacqueline, sua linda, tudo bem?
    Esse é um dos filmes que estão na minha lista, mas pretendo ler o livro primeiro. O assunto é super importante e infelizmente até hoje necessário. A gente acha que depois de tudo o que o mundo já viu e passou, as pessoas irão aprender. Mas não é isso que acontece. Estou louca para ver. Sua crítica ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  11. Eu já li esse livro e achei incrível, sua resenha ficou bem completa. Eu gostei muito da forma em como a resenha em si foi escrita, meus parabéns! Vou ver o filme depois disso

    ResponderExcluir